-
Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Área: 185643 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Liang Xue
Descrição enviada pela equipe de projeto. Infinitus Plaza é a nova sede global da Infinitus China. Incorporando ambientes de trabalho projetados para estimular a conectividade, a criatividade e o empreendedorismo, a nova sede também inclui as instalações de pesquisa de medicamentos fitoterápicos e laboratórios de avaliação de segurança, bem como um centro de aprendizagem para conferências e exposições.
O Infinitus Plaza, de 185.643 m², define uma porta de entrada para o novo Distrito Central de Negócios de Baiyun. Construído no local do desativado Aeroporto de Baiyun, o novo distrito liga o centro da cidade de Guangzhou ao Parque Feixiang Gongyuan e às novas comunidades dentro da reforma do antigo aeroporto. Localizado ao lado da estação Feixiang Park na Linha 2 do metrô de Guangzhou, o Infinitus Plaza atravessa o túnel subterrâneo do metrô, dividindo a sede em dois prédios que se interconectam em vários níveis.
Estabelecendo espaços de trabalho colaborativos mais saudáveis e adaptáveis às novas formas de trabalhar, o Infinitus Plaza foi projetado em oito andares como uma série de anéis infinitos que aprimoram a interação e a comunicação entre todos os departamentos.
Dispostos em torno de átrios centrais e pátios, ecoando o símbolo do infinito "∞", o desenho cria uma variedade de espaços internos e externos compartilhados construindo o forte senso de comunidade (Si Li Ji Ren) que define a cultura corporativa da Infinitus.
As pontes interligadas abrigam uma variedade de espaços comuns e flexíveis para os funcionários que promovem o bem-estar individual e geral, incluindo academia e salas de ginástica, áreas de recreação e relaxamento, bem como restaurante e café. As pontes também conectam os escritórios da praça com outras lojas e restaurantes.
Situado dentro do clima úmido de monção subtropical de Guangzhou, o Infinitus Plaza foi projetado e construído com a certificação LEED Gold e o equivalente 3 estrelas no China's Green Building Program com suas emissões de carbono do ciclo de vida calculadas em 15,3% do carbono incorporado e 84,7% das emissões operacionais.
A otimização da estrutura reduziu a quantidade de concreto necessária e aumentou a proporção de conteúdo reciclável. 25.088,33 toneladas de materiais reciclados foram utilizadas na construção do Infinitus Plaza, principalmente: aço, cobre, vidro, perfis de liga de alumínio, produtos de gesso e madeira.
A análise anual de irradiação solar determinou a largura dos terraços externos para o auto-sombreamento do edifício. Esta análise também definiu os painéis externos de alumínio perfurado para reduzir o ganho de calor solar. Essas medidas, juntamente com os vidros de baixa emissividade com isolamento duplo, fornecem proteção eficaz e isolamento térmico que garantem boa iluminação natural em todo o edifício, ao mesmo tempo em que reduzem o ganho de calor solar e o consumo de energia.
Operada pelo sistema de gerenciamento inteligente do prédio e alimentada por energia fotovoltaica, uma rede de sprinklers pulveriza partículas atomizadas da água da chuva coletada no teto da membrana de ETFE acima de cada átrio para dissipar o calor por resfriamento evaporativo. Esta cobertura de membrana ETFE de dupla camada translúcida incorpora uma cavidade de ar comprimido de 60 cm.
Ativada quando a superfície externa da membrana é aquecida a 35°C pela radiação solar, a pulverização por 3-4 minutos a cada meia hora resfriará a temperatura da superfície em 14°C, reduzindo efetivamente as temperaturas internas em 5°C. O aquecimento solar de água reduz ainda mais os requisitos de energia.
O sistema de coleta, filtragem e reutilização da água da chuva também fornece micro irrigação para o paisagismo circundante. Os jardins dos terraços nos 3º, 7º e 8º andares cultivam ervas e plantas nativas da região e são irrigados naturalmente. Essas áreas comuns ao ar livre estão conectadas com a pista de corrida e trilhas para caminhada na cobertura. Os telhados verdes compreendem 49,36% da área total da cobertura do projeto.
Equipado para monitorar temperatura, dióxido de carbono, partículas de PM2,5 e outros poluentes, o sistema de gestão inteligente do edifício com ligação de ar fresco garante a qualidade do ar interior, detectando o nível de ocupação e se ajustando automaticamente para conforto ideal com consumo mínimo de energia, enquanto também aprende a prever com precisão as tendências de ocupação diária para maior eficiência.
Ancorando o novo Baiyun Central Business District de Guangzhou como um centro nacional para as indústrias de saúde e bem-estar da China, a nova sede da Infinitus China combina design inovador e tecnologias de construção com estratégias de sustentabilidade para criar novos ambientes de trabalho que unem todos os departamentos e melhoram a comunicação em todo o grupo.